Acordei de manhã, fui tomar café e logo em seguida peguei o ônibus 508 para Vila Velha em direção ao Convento da Penha. Os passageiros e a cobradora do ônibus me ajudaram a achar o caminho para o Convento. O convento fica no alto de um morro e havia um serviço de van para levar as pessoas para cima por apenas R$3,00. Não iria me arriscar a subir tudo aquilo na raça e correr o risco de escorregar na ladeira com a chuva.
O Convento da Penha foi fundado em 1558, pelo espanhol Domingos Palácios e é muito famoso por seu sua paisagem.
Tive sorte de pegar a missa das 9:30h que estava sendo realizada na capelinha. Havia uma família de maquinhos morando lá também! Sensação de paz muito boa!
Endereço: Rua Vasco Coutinho S/N, Vila Velha - ES
Museu Ferroviário da Vale
Assim que saí do convento, comecei a andar em direção à fabrica de chocolates da Garoto, porém com a chuva e com o excesso de tempo achei que seria interessante pegar um táxi e ir para o Museu Ferroviário da Vale do Rio Doce. Ele fala sobre a ferrovia construída entre Minas Gerais e Vitória para o transporte de minérios até o porto, construído em 1927. Achei muito bonitinha a maquete da cidade com os trenzinhos passando.
Havia ainda a exposição de uma artista capixaba, Regina Chulam. Sua obra era bastante bonita.
Endereço: Antiga Estação Pedro Nolasco, S/N Argolas - Vila Velha, ES
Fábrica de Chocolates Garoto
O taxista me deixou na fábrica de chocolates da Garoto, achei que ter ido ao museu acabou não sendo muito bom negócio, pois ficou super caro. Reginaldo me faliu (huahuahua!). Bom, mas chegando na fábrica, fiquei muito espantada com a belezinha que era a lojinha de chocolates.
A Chocotour começava às 13h e já havia agendado com semanas de antecedência por telefone. Não era permitido tirar fotos. A Garoto era pintada de amarelo para lembrar a caixa de especialidades da mesma cor. Lá, grupos de pessoas passam foram divididas em grupos, assistimos um vídeo institucional, nos paramentamos e inciamos a visita. Começamos com a nossa guia nos informando que as matérias primas passam por grandes máquinas pneumáticas que possibilitam usar uma determinada especificação de partículas das MPs. Não vimos as coisas muito na ordem de produção. Começamos com as embrulhadeiras que colocam o papel no chocolate, depois vimos a máquina que separa um chocolate de cada vez para colocar nas caixas, o controle de qualidade onde as caixas de bombons são pesadas e caso o peso não estivesse adequado, os funcionários retiravam 1 bombom de 2 ou 3 determinados tipos de chocolate. Caso o peso estivesse abaixo do recomendado, era adicionado um bombom "Caribe". A Guia informou que foi feita uma pesquisa de satisfação entre os funcionários e que este havia sido o chocolate de preferência das pessoas, mas sei lá, né? Logo em seguida, a caixa ia para uma máquina que colocava o papel celofane, agrupava em pilhas. Ao mesmo tempo as caixas eram montadas pela máquina e a pilha era inserida por de baixo. O contato do peso das caixas ajudava a fechá-las. Logo em seguida elas passavam por um impressora que imprimia o lote, a data de validade e a hora nas caixas e estas desciam por esteiras que seriam levadas para um prédio de estoque com temperatura controlada. Neste prédio de temperatura controlada, só robôs trabalhavam. Tivemos nosso momento de degustação de chocolates. Daí vimos a cadeia de produção ao contrário, o chocolate resfriando, a adição de mais uma camada de chocolate, a cobertura do recheio com a camada de chocolate, o corte dos recheios pelas máquinas. Ao término do passeio, ganhamos um chocolate e fui comprar umas lembrancinhas para o pessoal de casa!
Endereço: Praça Meyerfreund, 1 - Glória, Vila Velha - ES
- Praias de Itaparica e Itapuã
Andei pra chuchu! Daí misteriosamente cheguei ao terminal de ônibus de Itaparica e peguei o bus 508 para a praia de Itaparica. Estava super chovendo...
Bierdorf
Jantei um filet mignon com uma cerveja de frutas vermelhas na Bierdorf. Uma delícia!
Enderço: Rua João da Cruz, 290 - Praia do Canto, Vitória - ES
Nenhum comentário:
Postar um comentário