sábado, 13 de dezembro de 2014

13/12/2014: Caminho da Serra do Mar

Dia 13 foi um dia bem chuvoso, daí ficamos um pouco tristes de fazer o passeio de capa de chuva, mas mesmo assim o passeio valeu muito a pena. O passeio custou R$20,00 e precisava ser agendado com antecedência. O caminho era todo acompanhado por guais.

Casa de Visita

O passeio foi uma caminhada na antiga estrada velha de Santos. O primeiro ponto de parada foi a Casa de Visita do Alto da Serra que foi construída para hospedar os visitantes que vinham conhecer a usina Henry Borden. Essa usina funciona ainda hoje fornecendo uma certa quantidade a mais de energia que é colocada e distribuída em todo o sistema. Lá dentro, havia uma maquete dos sistema hídrico de São Paulo.


Pouso de Paranapiacaba



 Construída em 1922, mas havia uma lenda incorreta que dizia que Dom Pedro I se encontrava com a Marquesa de Santos nesta casa.

Mapa rodoviário do que seria a expectativa para o estado de São Paulo


No fundo da casa, conseguíamos ver um lindo cenário. Dava para ver uma cachoeira


Ruínas

Algumas casas foram construída na época para abrigar os funcionários da usina, porém devido ao vandalismo e pela falta de conservação acabaram se deteriorando.




Durante o caminho, os guias chamavam a nossa atenção para algumas plantas da região como a banana de macaco, cuja fruta é cheia de sementes e os cachos são ao contrário das bananas naturais. Falaram também das Embaubas e seu comensalismo com as formigas que defendiam as árvores de predadores. Comentaram também da presença dos líquens de coloração avermelhada como um bom indicador de qualidade do ar.

Rancho da Maioridade





 Padrão do Lorena

Os murais contavam um pouco como era realizada a viagem antigamente antes de se construírem a estrada.



Para voltar, andamos novamente todo o caminho até o estacionamento do parque. As nuvens já haviam diminuído um pouco, daí deu para tirar umas fotos da região de Santos, São Vicente, Praia Grande e Cubatão mais legal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário