sábado, 11 de janeiro de 2014

11/01/2014: Curitiba Parte 1

Janeiro precisava de uma viagem que fosse relativamente tranquila. Estava com muitas coisas para fazer e não daria para fazer e de preferência que fosse algo meio econômico.
Pensei um pouco em algum destino por perto, daí me veio a ideia de ir para Curitiba. Esta cidade está a aproximadamente 6 horas de São Paulo. Fui de ônibus e decidi pegar um dos últimos ônibus para a cidade, daí eu passaria a noite no ônibus e só acordaria em Curitiba. Houve um acidente na Regis e o ônibus ficou parado por mais de 2 horas.

Curitiba oferece uma linha de ônibus de turismo que passa nos principais pontos turísticos da cidade. Você paga R$5,80 por cada embarque. O ônibus possui dois andares e em cada local, uma gravação nos fala as coisas mais importantes daquele monumento. Geralmente este ônibus passaria de 30 em 30 minutos porém na época de férias me explicaram que ele passa a cada 15 minutos. Ele possui 25 paradas e vistei alguma delas.


Maiores informações podem ser obtidas no site da prefeitura de Curitiba: http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/transporte/linha-turismo

Teatro Paiol

Assim que desci da rodoviária perguntei sobre o ônibus que passa nos principais pontos turísticos e logo em seguida caminhei até o Teatro Paiol. Este lugar no passado era conhecido por abrigar pólvora, porém hoje em dia, se tornou um lugar voltado para a apresentações de música. 


Endereço: Praça Professor Guido Viaro‎ - Rebouças, Curitiba - PR, Brasil

Jardim Botânico

Saindo do Teatro Paiol peguei o ônibus para o Jardim Botânico. O Jardim Botânico é simplesmente lindo. Lembro de uma novela do passado que foi gravada em Curitiba e lembro de ter achado lindo as cenas gravadas ali. Infelizmente, por ser um lugar muito turístico estava já bastante lotado às 9 horas da manhã. As estufas construídas de ferro e vidro, com três abóbodas com plantas brasileiras.



Havia também um Jardim das Sensações, onde haviam uma série de plantas com perfumes deliciosos, cores e cheiros.



Além as estufas construídas de ferro e vidro, com três abóbodas com plantas brasileiras, o local também possui locais ambientes decorados muito lindamente, pista para corridas ou caminhadas, um lago e um local destinado para exposições.

Endereço: Rua Engenheiro Ostoja Roguski‎ - Curitiba - PR, Brasil

Bosque do Papa / Memorial Polonês

Saindo do Jardim Botânico passamos em frente ao teatro Guaíra (que eu não desci), sendo que eu só parei no Bosque do Papa. A cidade recebeu a colonização vinda de diversos países e monumentos para alguns dos países foram construídos. João Paulo II visitou o Memorial em sua visita ao Brasil. Nas casinhas havia um pequeno museu com alguns objetos trazidos pelos imigrantes e também uma capelinha.




Endereço: Rua Mateus Leme, 4700 - São Francisco‎ - Curitiba - PR, 82210-290, Brasil

Bosque Alemão

A minha próxima parada foi um lugar maravilhoso! Que me encantou como num sonho de criança. Inicialmente temos uma construção feita em estilo alemão em homenagem a Sebastian Bach. Antigamente servia de local para cultos, um templo evangélico.


Passando pelo templo, havia uma pontezinha de madeira com uma estrutura parecendo chapéu de bruxa na ponta, que ao descer levava você para uma trilhazinha onde a história de João e Maria eram contatos. Conforme você ia andando, páginas da história iam aparecendo pelo caminho assim como as migalhas deixadas pelos irmãos pelo caminho.



No meio da trilha, havia a casinha de gengibre da Bruxa! Na casinha da bruxa, havia uma pequena biblioteca infantil com um contadora de histórias muito simpática que ficou bastante admirada com o meu plano de conhecer melhor o Brasil.


No final da trilha havia o Portal em homenagem à imigração. Simplesmente lindo!



Universidade Livre do Meio Ambiente

Este lugar foi criado pensando-se em manter a preservação do meio ambiente. Foi fundada com presença de Jacques Costeau.



 Endereço: Rua Vitor Benato, 210 - Pilarzinho‎ / Curitiba - PR, Brasil

Ópera de Arame

A próxima parada foi a Ópera de Arame, porém para a minha infelicidade ele estava fechado para manutenção. A pedreira Paulo Leminki também estava fechada.



Parque Tanguá

Este parque é um dos mais famosos da cidade. Consegui entender muito bem o porquê. Foi criado uma queda d'água lindíssima no parque. Eu decidi ir a pé da Ópera de Arame e me arrependi, pois a pernada foi bastante relevante, como o meu tempo estava meio reduzido, talvez fosse melhor ter pego o ônibus mesmo.

Passeie pelas torres do que ficam no final desta foto e lá temos uma lanchonete e também uma pequena queda de água construída no local. Eu olhei isso e achei que era tudo que o parque possuia, porém graças a uma inspiração divina, eu encontrei uma foto do parque com esta queda bem grande. Daí eu achei linda! O Parque tinha mais dua trilhazinhas,uma dava de frente para esta queda e outra que levava para uma passagem subterrânea. Para chegar nesta queda d'água era uma decida relativamente ingrime a subida foi um pouco mais cansativa, mas super compensou.



Endereço: Rua Osvaldo Maciel‎ - PR, Brasil

Parque Tingui

A próxima parada do ônibus foi no parque Tingui. Este é um parque local bastante voltado para a parte de exercícios físicos. Desci neste ponto achando que este era o ponto para o Memorial Ucraniano, mas na verdade existia um outro ponto mais perto do memorial. Andei o parque e ele é bem agradável, estava chovendo, mas mesmo assim consegui ver uma capivara na beirada do lago. Não sei se era por causa da chuva, mas o parque estava bem vazio e fiquei com um pouquinho de medo de andar nas trilhas pois em alguns pontos com curvas que não dava para ver direito se havia outra pessoa vindo.


Memorial Ucraniano

Os Ucranianos foram um dos povos que colonizaram o Paraná e em sua homenagem este memorial foi construído. O Memorial é uma réplica da igreja de São Miguel da Serra do Tigre, umas das igrejas mais antigas de origem ortodoxa no Brasil.
Dentro do memorial, é contado um pouco da história da imigração. A população da Ucrânia sofreu bastante com a fome com a extinta União Soviética, sendo que muitas  pêssankas que são ovos de páscoa pintados que era uma tradição Ucraniana na época da páscoa e também uma exposição com bordados muito lindos. Eles tinham muitas peças em ponto cruz.




Torre Panorâmica Brasil Telecom

Saí do Memorial Ucraniano já um pouco tarde e já estava cansada. Tinha que aproveitar e ir conferir a Torre Panorâmica Brasil Telecom. Peguei o ônibus novamente que passou pelo Portal Italiano (que nada mais era do que um arco) e logo em seguida passamos pelo bairro Santa Felicidade, muito famoso pelos ótimos restaurantes. Infelizmente não consegui jantar neste lugar, estava muito tarde para almoçar.

A torre é um mirante onde podemos ver a cidade de Curitiba e seus bairros do alto. O ingresso custa R$6,00. Os outros andares são administrados pela empresa de telefonia OI. No térreo, havia uma pequena exposição sobre a evolução do telefone no Brasil.


It's Grill Express

Eu já estava muito cansada e estava na hora de finalizar o dia e encontrar o meu Hotel o (Ibis Centro Cívico), daí eu peguei novamente o ônibus para o destino final que era a Praça Tiradentes. Daí fui andando até o hotel. Chegando no hotel, deixei minhas coisas lá e fui jantar no Shopping Mueller. Jantei no "It's Grill Express". Jantei um delicioso filet mignon com molho de chimichurri, com salada e um arroz biro biro (com ovos, bacon e batata palha).



Shopping Mueller, Loja G1-10 - Av. Cândido de Abreu, 127 - Centro Cívico, Curitiba - Paraná



Nenhum comentário:

Postar um comentário