domingo, 16 de fevereiro de 2014

16/02/2014: Brasília Segundo Dia

Hotel Mercure Lider

Voltamos da Balada meio tarde. Daí era só cair na cama e dormir. Acordamos, tiramos umas fotos do hotel e tomamos café no próprio hotel (não comemos nada no dia anterior). Dava vontade de passar o final de semana inteiro nele. Dava para ver o Congresso da varanda. O hotel era sensacional:






Palácio da Alvorada

Fomos visitar a casa da Dilma. Infelizmente lá só fica aberto de quarta-feira.



Ponte JK e Lago Paranoá



Templo da Boa Vontade

O Templo da Boa Vontade é um templo universal para todas as religiões. Estávamos de short e não nos deixaram entrar no local sem nos cobrir. Tivemos que colocar este pano feioso por cima para cobrir as pernas. Havia um caracol preto e branco por onde as pessoas podiam caminhar pensando na vida e nas coisas que gostaria que mudasse, enquanto recebiam a energia de um cristal que ficava no teto do templo. No final do caminho, poderíamos tomar água fluidificada. Havia também uma outra parte onde não podíamos tirar fotos. Era somente para observar. Tinha uma área para relaxamento muito legal e depois várias obras de arte expostas.





Itamaraty



Também havia visitas monitoradas ao Itamaraty. Ao entrar no Itamaray, vimos as escadas helicoidais que foram construídas como se não houvesse sustentação. Ela foi construída de forma que embaixo ela seja igualzinho à parte de cima, ou seja, o negativo da parte de cima. Havia também as treliças de Athos Bulcão e em cima da escada, uma escultura que conforme andávamos dela ia mudando o formato.

Escada Helicoidal
Treliças de Athos Bulcão
Estas obras expostas foram selecionadas a partir de um concurso de arte que envolveu até o grafite. Além do prêmio em dinheiro, os trabalho dos artistas ganhava assim maior notoriedade.

Obras de arte que participaram do concurso
Na parte de trás à entrada do palácio, atrás das obras de arte do concuros, ficava o jardim suspensos do paisagista Roberto Burle Marx. Os visitantes não podiam caminhar pelo jardim, apenas tirar as fotos do vãozinho.


Vistamos então a parte de cima do Itamaraty onde haviam mais obras de arte, objetos históricos, os tapetes persas, a sala de jantar onde recepções importantes aconteciam. Infelizmente não pudemos tirar fotos dos outros locais, apenas dos jardins que continham algumas esculturas.


Estátua as Gêmeas
Embaixadas

Saindo do Itamaraty não tínhamos mais muitas coisas para fazer na cidade por causa do horário, demos uma volta então passando pelas embaixadas. Existe um bairro somente para as embaixadas. Algumas são muito luxuosas outras mais simplesinhas.



Bairros de Brasília

 Visitamos este bairro residência da Asa Sul. Todinho planejado e muito diferente de São Paulo. Igualzinho ao cenário do Filme "Faroeste Caboclo".



Comemos um delicioso Petit Gateau numa Gelateria da Parmalat que encontramos num bairro e depois partimos para o Aeroporto.

Finalizei a viajem com esta bela imagem da Lua na janela do avião...


A viagem para Brasília foi uma das que eu mais gostei, cidade muito organizada, cheia de charme e artes. Eu conseguiria muito bem viver em Brasília. :D

sábado, 15 de fevereiro de 2014

15/02/2014: Brasília: "Meu Deus mais que cidade linda"


A viagem do mês de Fevereiro foi para a Capital do Brasil: Brasília. Uma amiga foi comigo visitar a cidade, alugamos um carro e começamos o passeio visitando o memorial JK. Brasília é bem diferente das outras cidades do Brasil, as ruas não tem nomes e sim umas siglas.

Memorial JK





O Memorial JK é um monumento criado por Oscar Niemeyer para homenagear o ex-presidente Juscelino Kubistchek que foi o politico responsável pela construção de Brasília. Sua construção foi realizada por sua esposa Sarah. No andar de baixo ficava o escritório de dona Sarah com alguns objetos do ex-presidente, sua biblioteca e algumas obras de arte. Na parte de cima, haviam fotos da construção de Brasília e também o túmulo do JK com um vitral de anjo.


Catedral Metropolitana de Brasília


Seguimos então para a Catedral de Brasília também conhecida como de Nossa Senhora Aparecida. Estacionamos o carro na frente de uma feirinha de venda de flores do cerrado. Ao fundo podíamos ver o Congresso e o Ministérios. A Catedral também projetada por Niemeyer, belíssimos vitrais e as esculturas de anjos feitas de bronze de Alfredo Ceschiatti.




Museu Nacional do Conjunto Cultural da República

Também de Niemeyer. Entramos e admiramos a exposição que estava aberta para visitações.


Congresso Nacional


Não sei se dá para imaginar, mas depois que saímos do Museu Nacional começou a cair uma super chuva forte. Caminhávamos ensopadas na frente dos ministérios até chegar no Congresso Nacional. O Congresso possuía visitas guiadas que aconteciam de hora em hora. Chegamos na hora de começar a visita das 16h. As visitas acontecem das 9h às 17h.

Começamos com a apresentação da nossa guia Juanita e assistimos um vídeo institucional falando do Congresso que é dividido em Câmara dos deputados (que é a parte do prédio virada para cima) e o Senado (virado para baixo). Ela nos explicou sobre o sistema bicâmeral que busca o equilíbrio entre as decisões tomadas. Na Câmara dos deputados, o número de ocupantes tem a ver com a quantidade da população, já o Senado, o número é sempre 3 por estado.

Após a apresentação do vídeo, ela nos encaminhou para para uma sala, onde haviam quadros dos ex-presidentes da Câmara e a maquete do congresso. Passamos por um saguão com poltronas altamente estilosa, mural de Athos Bulcão.


São Francisco de Alfredo Ceschiatti
Câmara dos Deputados

Daí visitamos a Câmara dos Deputados, cantamos o hino nacional e vimos onde ficava a TV Câmara.



Fomos para uma das salas de reunião do Congresso que exibia obras de arte que segundo a guia sempre era mudada para permitir que novos artistas fosse divulgados. Desta sala dava para ver a praça dos 3 poderes, porém as fotos não ficaram muito boas.




Antes de irmos para o Senado, vimos os belíssimos presentes que a Câmara recebe de outros países... Olha esse pavão presente da Índia que coisa mais rica!



Passamos em frente a um salão com as bandeiras dos Estados Brasileiros:



Busto da Princesa Isabel
Senado

No Senado, a Juanita, nos contou a história que eu mais gostei. O Congresso é um dos lugares mais ricos em obras de arte e logo imaginamos que a bandeira do Brasil também fosse obra de alguém muitíssimo importante, mas o legal é que ela nos disse que essa foi a criação de um funcionário da limpeza o Senhor Clodoaldo que fez a obra com aspirador de pó. Ela disse que o Clodoaldo estava de férias, mas os outros coletas foram treinados para fazê-la em sua ausência.



Supremo Tribunal Federal

Quando chegamos ao Supremo, as visitas já haviam acabado.


Praça dos Três Poderes
Teatro Nacional
Palácio do Planalto com os Calangos na frente
Aguardamos o anoitecer no Congresso e aproveitamos para tirar algumas fotos: Aí está uma montagem de fotos tiradas em vários momentos mostrando o entardecer.



Por fim, fomos ao hotel. Havíamos ligado para um amigo de uma amiga que se prontificou de levar a gente para conhecer uma balada legal de Brasília. Estávamos indo para o hotel com o GPS, mas a bateria do meu celular repentinamente acabou e ficamos na mão... 

UK Music Hall

Conhecemos o Alexandre! Um cara mega bacana que nos levou para conhecer está balada. Infelizmente eu esqueci de tirar alguma foto que caracterizasse o local. Esta foto eu peguei do Facebook do local.


Endereço: CLS 411, Bloco B - Asa Sul. Tel: + 55 (61) 3346-5214