A viagem do mês de Fevereiro foi para a Capital do Brasil: Brasília. Uma amiga foi comigo visitar a cidade, alugamos um carro e começamos o passeio visitando o memorial JK. Brasília é bem diferente das outras cidades do Brasil, as ruas não tem nomes e sim umas siglas.
Memorial JK
O Memorial JK é um monumento criado por Oscar Niemeyer para homenagear o ex-presidente Juscelino Kubistchek que foi o politico responsável pela construção de Brasília. Sua construção foi realizada por sua esposa Sarah. No andar de baixo ficava o escritório de dona Sarah com alguns objetos do ex-presidente, sua biblioteca e algumas obras de arte. Na parte de cima, haviam fotos da construção de Brasília e também o túmulo do JK com um vitral de anjo.
Catedral Metropolitana de Brasília
Seguimos então para a Catedral de Brasília também conhecida como de Nossa Senhora Aparecida. Estacionamos o carro na frente de uma feirinha de venda de flores do cerrado. Ao fundo podíamos ver o Congresso e o Ministérios. A Catedral também projetada por Niemeyer, belíssimos vitrais e as esculturas de anjos feitas de bronze de Alfredo Ceschiatti.
Museu Nacional do Conjunto Cultural da República
Também de Niemeyer. Entramos e admiramos a exposição que estava aberta para visitações.
Congresso Nacional
Não sei se dá para imaginar, mas depois que saímos do Museu Nacional começou a cair uma super chuva forte. Caminhávamos ensopadas na frente dos ministérios até chegar no Congresso Nacional. O Congresso possuía visitas guiadas que aconteciam de hora em hora. Chegamos na hora de começar a visita das 16h. As visitas acontecem das 9h às 17h.
Começamos com a apresentação da nossa guia Juanita e assistimos um vídeo institucional falando do Congresso que é dividido em Câmara dos deputados (que é a parte do prédio virada para cima) e o Senado (virado para baixo). Ela nos explicou sobre o sistema bicâmeral que busca o equilíbrio entre as decisões tomadas. Na Câmara dos deputados, o número de ocupantes tem a ver com a quantidade da população, já o Senado, o número é sempre 3 por estado.
Após a apresentação do vídeo, ela nos encaminhou para para uma sala, onde haviam quadros dos ex-presidentes da Câmara e a maquete do congresso. Passamos por um saguão com poltronas altamente estilosa, mural de Athos Bulcão.
São Francisco de Alfredo Ceschiatti |
Daí visitamos a Câmara dos Deputados, cantamos o hino nacional e vimos onde ficava a TV Câmara.
Fomos para uma das salas de reunião do Congresso que exibia obras de arte que segundo a guia sempre era mudada para permitir que novos artistas fosse divulgados. Desta sala dava para ver a praça dos 3 poderes, porém as fotos não ficaram muito boas.
Passamos em frente a um salão com as bandeiras dos Estados Brasileiros:
Busto da Princesa Isabel |
Senado
No Senado, a Juanita, nos contou a história que eu mais gostei. O Congresso é um dos lugares mais ricos em obras de arte e logo imaginamos que a bandeira do Brasil também fosse obra de alguém muitíssimo importante, mas o legal é que ela nos disse que essa foi a criação de um funcionário da limpeza o Senhor Clodoaldo que fez a obra com aspirador de pó. Ela disse que o Clodoaldo estava de férias, mas os outros coletas foram treinados para fazê-la em sua ausência.
Supremo Tribunal Federal
Quando chegamos ao Supremo, as visitas já haviam acabado.
Praça dos Três Poderes
Teatro Nacional |
Palácio do Planalto com os Calangos na frente |
Por fim, fomos ao hotel. Havíamos ligado para um amigo de uma amiga que se prontificou de levar a gente para conhecer uma balada legal de Brasília. Estávamos indo para o hotel com o GPS, mas a bateria do meu celular repentinamente acabou e ficamos na mão...
UK Music Hall
Conhecemos o Alexandre! Um cara mega bacana que nos levou para conhecer está balada. Infelizmente eu esqueci de tirar alguma foto que caracterizasse o local. Esta foto eu peguei do Facebook do local.
Endereço: CLS 411, Bloco B - Asa Sul. Tel: + 55 (61) 3346-5214
Nenhum comentário:
Postar um comentário