Fizemos um passeio com uma empresa chamada Mavani Tour. Passamos por muitas pequenas cidades do Paraguai (San Lorenzo, Capiatá, Itaugua, Ita, Yaguaron, Paraguarí, Caacupé, San Bernardino) e como já se passou bastante tempo desde a viagem, eu não consigo mais me lembrar de todos os detalhes. O guia nos pegou no hotel e fizemos o passeio na van da empresa. Nosso guia falava português e foi nos dando algumas dicas de bons Shoppings para se visitar em Assunção. Saindo de Assunção passamos por Luque, cidade onde há um museu do futebol famoso. Duas mulheres não se super animam muito para coisas de Futebol.
Quando chegamos a Assunção, o motorista de táxi havia nos contado sobre um terrível incêndio que havia ocorrido em um supermercado que acabou matando muita gente na cidade. O guia nos disse que também perdeu parentes neste acidente. Segundo ele, o dono da rede de supermercados está preso. O fogo havia começado na praça de alimentação, porém ele havia mandado fechar as portas com medo que as pessoas saíssem de lá sem pagar. Então uma grande tragédia aconteceu. Ele contou uma outra creppy story sobre um presídio em chamas onde não foi possível entrar para apagar o fogo. Os bombeiros de fora jogavam água que se transformava em vapor e cozinhou literalmente os prisioneiros.
Esta pequenina igrejinha era muito linda de frente para o Lago San Bernardino. Daquelas que a gente sonha com u casamento de princesa. Fiz amizade com esta menina na porta da igreja.
Loja de Vasos de Cerâmica
Eu acho (não tenho certeza) que esta loja de vasos de cerâmica ficava em San Lourenzo. Foi muito legal. Tem um vídeo meu no Instagram brincando de fazer vasos.
Meu vídeo: http://instagram.com/p/phdYDXGfDI/?modal=true
1) Deixar a argila hidratando |
2) Fazer estes bolinhos de argila e jogar na parede |
3) Fazer os vasos neste negócio que fica girando e colocar depois a peça no forno |
4) Acabamento final |
O pessoal foi super simpático, o moço que me ajudou a fazer o vaso havia ganhado prêmios internacionais pelos lindos vasos que ele fazia. Foi muito legal.
San Bernardino
Novamente eu digo que o Paraguai não tem praia, mas tem este lago onde pessoas ricas tem casas. Considerado lugar de luxo e super disputado em épocas de temporada.
Saindo de lá, fomos almoçar num restaurante super gostoso. Havia comidas paraguaias típicas. Uma delícia. Pena que eu esqueci de tirar fotos.
Basílica de Caacupé
Depois almoço continuamos o passeio e visitamos mais algumas igrejas. Esta era a única basílica do Paraguai. Na frente dela fomos cercados por criancinhas pobres tentando vender coisas para gente. O Guia conseguiu afastar estas pessoas da gente. Eles não conseguiram vender as coisas deles, daí a mulher queria cobrar dele por ter estacionado na frente da igreja.
Basílica de Caacupé |
Basílica de Caacupé |
O Guia nos levou então para um local onde o exército do Paraguai ficou concentrado na época da Guerra do Paraguai. O Brasil nesta guerra fez coisas horríveis para o povo Paraguaio. Saquearam o país, deixando todos na mais profunda miséria. Até hoje, o país ainda sobre as consequências.
O local havia sido saqueado e abandonado. Fazia parte de uma fazenda que foi doado para o governo para se manter um memorial sobre a guerra. Nos campos ainda hoje era possível encontrar artefatos bélicos perdidos. Dizem que a região é habitada por muitos fantasmas devido a carnificina da guerra. Dizem também que nesta região, as famílias com medo de terem seus tesouros saqueados, esconderam as coisas no meio do matagal e ainda hoje algumas pessoas acabam encontrando alguns tesouros perdidos. Já que os donos acabaram mortos, não havia ninguém que soubesse e pudesse reclamar os pertences.
Yaguaron
Passamos por várias outras pequenas cidades, mas infelizmente não me lembro o nome Yaguaron, onde havia esta igreja que havia sido construída pelos indígenas da região.
Yguaron |
Voltamos para Assunção e decidimos que iriamos sair à noite para aproveitar a "noite" Paraguaia. O Último ônibus deles é super cedo, acho que era por volta das 21h. Passamos no Shopping Marescal para ver a loja da Kippling e jantamos no Fridays e em frente ficava o local mais importante de balada deles. Achamos super bizarro, pois a Balada começa a partir das 2h, daí a gente que já estava morrendo de sono às 23h não iria aguentar. Vim capotada (dormindo) no táxi depois de tanta comilança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário