Último dia em Porto Seguro, visitei as praias do Arraial D´Ajuda. Atravessamos de balsa para o Arraial, onde dava para ver claramente os letreiros da Ilha dos Aquários.
Demos uma volta na Rua do Mucugê de carro, onde haviam vários barezinhos fechados (segundo o guia, pois lá é um local de vida noturna) e fomos para a lida Praia de Mucugê.
Após uma longa caminhada na praia do Mucugê, chegamos na Praia de Pitinga onde podemos ver as falésias coloridas.
A praia do Pitinga possuía a delícia destas piscinas naturais de águas super rasas. Um paraíso!
A partir deste ponto já era a Praia de Taípe, onde acabavam as falésias rosas.
Aproveitando mais um pouquinho o clima da Praia do Mucugê, aproveitei para almoçar e ficar deitadinha curtindo o visual.
Quarto dia de passeios! Fui para o charmosíssimo vilarejo de Trancoso com o guia Renan. A primeira parada foi numa lojinha que também vendia doces e bebidas da região. As bebidas eram bem fortes. Não dava para tomar aqueles coisas.
Trancoso também ficou conhecido apenas recentemente graças aos hippies que começaram a chegar na região. Infelizmente a charmosa igrejinha de São João Batista estava fechada. Enfim, o chamado quadrado de Trancoso é muito charmoso, daqueles lugares que eu me imaginaria passar longas horas discutindo sobre a vida com os amigos.
Igreja São João Batista (século XVI)
Aos fundos da Igreja São João Batista podemos ver a Praia dos Nativos
Quadrado de Trancoso
Praia dos Nativos
Igreja da Nossa Senhora D´Ajuda
Saindo de Trancoso, visitamos a Igreja da Nossa Senhora D´Ajuda, onde as pessoas fazem 3 pedidos e penduram as fitas coloridas simbolizando seus desejos. Existe uma fonte também que dizem ter poderes curativos para as pessoas que se banham.
Lojinhas ao redor da Igreja
Pizzaria do Noé
Voltei para o hotel e fiquei dando uma hora até sair para jantar na Pizzaria do Noé, para comer uma deliciosa pizza cone Marguerita e outra Nutella com banana e uma Lua-de-mel (batida de champanhe, morango, pêssego e leite condensado).
R. Assis Chateaubriand, 7, Porto Seguro, Bahia, Brasil
Zouk
Finalizei a noite com uma apresentação de Zouk na praça do relógio.
Fiquei com um pouco de frio na barriga de não conseguir acordar no dia seguinte para fazer o passeio de barco, mas já consegui levantar sem problemas. Para o passeio de barco fomos até a cidade de Santa Cruz de Cabrália, cidade mais ao norte de Porto Seguro, onde Cabral havia desembarcado. Na frente de onde iriamos pegar o barco haviam pessoas alugando sapatos estilo Crocs para andar sobre os recifes para não cortar o pé e a máscara para Snorkel.
Descemos do barco num ponto onde podia descer e ir caminhando, pois a água estava um pouco abaixo do pescoço. Havia uma área onde conseguíamos ver os peixinhos nadando e ver os corais bem de perto.
Está sou eu!
Voltamos caminhando para o barco e partimos para Santo André onde almoçamos no restaurante Berimbau, um restaurante por quilo que tinha uma piscina e umas redes disponíveis para descansarmos. Onde o barco estava parado, haviam crescido algumas ostras.
Após o almoço voltamos para o barco e seguimos para a Ilha do Pôr-do-Sol, onde havia uma degustação de doces e a lama de propriedades medicinais.
Aldeia Pataxó
Na volta do passeio, visitamos uma aldeia que tinham o artesanato como fonte de renda.
Passarela do Álcool
A Passarela do Álcool era o local da cidade onde se pode comprar lembrancinhas baratinhas de Porto Seguro, almoçar em restaurantes bacanas e também provar os famosos drinks da região como o Capeta.