quinta-feira, 20 de março de 2014

20/03/2014: Porto Seguro - Primeiro dia: Centro histórico e Praias da cidade

Hotel Estalagem

Escolhi um voo bem cedo para Porto Seguro para começar já aproveitando o máximo. Fiquei hospedada no Hotel Estalagem, um hotel 3 estrelas de muito boa localização (fica próximo do aeroporto, Centro Histórico, Balsa para o Arraial D`Ajuda, Passarela do Álcool, com ônibus perto para as praias da cidade).

Os funcionários do hotel eram muito simpáticos sempre ajudando os viajantes dando dicas de como chegar nos locais, o que fazer, também tinha a comodidade de oferecer para nós passeios onde éramos pegos no próprio hotel. Café-da-manhã super justo e um restaurante que oferece algumas refeições modestas. Indicaria o hotel para qualquer pessoa que queira visitar Porto Seguro.



http://www.hotelestalagem.com.br/
Rua Marechal Deodoro, 66, Porto Seguro-BA-Brasil, CEP: 45.810-000


Centro Histórico

Deixei a minha mala no hotel, peguei um mapinha com as direções para o Centro Histórico e me mandei para o meu primeiro passeio. Havia uma praça de Cabral com duas escadarias em volta: a primeira, levava meio a lugar nenhum num lugar bem sujo e com alguns canhões e a segunda que levava para a igreja de São Benedito. Quando estava subindo as escadarias me contaram que elas eram meio perigosas e seria melhor evitar andar pela região sozinha.




Uma boa dia para conhecer o centro histórico é fazer a visita com um guia local. Eles forneceram informações históricas sobre as igrejas e monumentos por um preço super acessível. O guia iria me cobrar apenas R$10,00 pelas informações, porém, não achei justo por todo o trabalho que ele teve, daí dei um pouquinho a mais.

Igreja de São Benedito (Cerca de 1550) que era a igreja construída para os negros. Foi a primeira escola jesuítica para meninos.


O guia nos contou a história de que as pessoas ricas de antigamente possuíam casas com "Eira e Beira" o que demonstravam o poder das pessoas daquela época. Ele nos contou também a história do médico português que aceitava ajudar os doentes em troca de uma galinha, farinha, para as pessoas que não tinham dinheiro para pagar. A casa deste médico fora uma das melhores casas da época.




Ele nos contou que Porto Seguro ficou bastante esquecida até os anos 70, quando os hippies chegaram na região e logo em seguida o turismo desabrochou comandado principalmente pela CVC. Paramos em algumas lojinhas para algumas fotos e seguimos para a Igreja Nossa Senhora da Pena (edifício à esquerda de 1535) que era a igreja dos brancos mais que estava fechada, o Marco Histórico do Descobrimento (que estava nesta cúpula de vidro para evitar o vandalismo) e a Casa de Câmara e Cadeia (edifício à direita de 1756), onde funcionam o Museu da Cidade. As celas femininas ficavam voltadas para a igreja, para que as mulheres pudessem se arrepender de seus crimes por exemplo o adultério e os homens ficavam voltados para o mar de onde poderiam ver mar, mas não poderiam sair de lá. No primeiro andar do museu ficavam expostos artefatos dos índios e do descobrimento como astrolábio, bússola. No térreo, onde ficavam as celas havia uma sala de arqueologia onde seriam as celas femininas e na parte da celas masculinas, a guia do museu nos contou que não havia a porta que há na foto abaixo. Era uma sala onde as pessoas eram colocadas por uma escada. Portanto, não havia como fugir. Muitas vezes o preso acabava morrendo de pneumonia pela umidade e sal do mar.



Igreja Nossa Senhora da Misericórdia (1526): Esta é a Igreja mais antiga que existe até hoje. Esta igreja abriga um museu de arte sacra. Não é a Igreja mais antiga do Brasil, porque a primeira igreja construída havia sido destruída pelos índios. Segundo o guia, uma índia teve um romance com um português e ele havia indo embora sem dar satisfação para a moça. Daí a tribo havia ficado com raiva e destruiu a primeira igrejinha. 



A maravilhosa vista das praias:


3 Caravelas de Cabral:



Complexo de praias: Barramares e Axé Moi


Porto Seguro tem suas praias e complexos de lazer como Barramares, Axé Moi e Tôa Tôa. Consegui visitar os dois primeiros. Nestes locais encontram-se lojas, um restaurate/bar que servem as pessoas enquanto eles aprendem as famosas coreografias de Axé.



Praia de Taperapuan


Nenhum comentário:

Postar um comentário